quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Símbolo das Paraolimpíadas


Uma marca fica pra história quando os olhos das pessoas a compram.

Logo que o Brasil conquistou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, já se começou todo o processo de criação das marcas. A agência brasileira Tátil Design foi a selecionada para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Já para a marca Paraolímpica, foi feito um processo que contou com a participação de 13 agências nacionais e durou 5 meses, até que o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) reconheceu a abrangência do processo e também escolheu a Tátil para desenvolver a marca paraolímpica. Ficou evidente para o comitê que as duas marcas teriam que 'se falar', ser da mesma família.

Para desenvolver a marca, a Tátil conversou com atletas, suas famílias e pessoas que trabalham diretamente com eles. Notaram que acima de tudo a energia que as pessoas falavam sobre suas trajetórias eram contagiantes e inspiradoras, mostrando a capacidade de superação. E foi aí que surgiram as primeiras inspirações.

O desafio era traduzir o espírito em movimento, essência do movimento Paraolímpico.  A partir deste ponto, a Tátil começou a tentar entender como esse conceito se materializa em pilares estratégicos para a criação.

O símbolo nasceu, portanto, dos seguintes pilares: diversidade harmônica, espírito Paraolímpico, energia contagiante e envolvimento real.




“Essa é uma marca que expressa paixão e transformação sob a ótica do Movimento Paraolímpico e seus valores: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Uma marca que pode não apenas ser vista, mas também experimentada por meio de diversos sentidos, atingindo o maior número de pessoas, no mesmo espírito de inclusão que queremos para os Jogos”, disse o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.




A agência diz que a realização de uma marca traduz a síntese de um conjunto de ideias. No caso dos Jogos Paraolímpicos, havia uma série de valores e propósitos que transcendiam o apelo comercial. O grande desafio era conciliar o espírito Paraolímpico com o fato dos Jogos acontecerem no Rio de Janeiro e criar um símbolo que fosse inspirador para pessoas do mundo todo.

Uma logomarca é a tradução visual da personalidade da marca. Não são simples traços, não se faz com qualquer lápis. Se faz com o coração.





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