quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Exemplo para se orgulhar



A estudante da Escola de Educação Especial Bem Me Quer de Garibaldi, Bianca Aliatti,foi a representante regional das autodefendoras no 24º Congresso Nacional das APAEs e 5º Fórum de Autogestão e Autodefensoria. O evento ocorreu em Belém do Pará no dia 09 de novembro.

Bianca Aliatti é portadora da Síndrome de Down e começou a frequentar a APAE aos 4 meses de idade, para estimulação precoce. Com o passar do tempo, ela já pode ir à escola regular e há 5 anos voltou a frequentar a Escola Bem Me Quer, onde participa de ensaios de teatro pela parte da manhã e de oficinas e algumas outras atividades na parte da tarde. Bianca ocupa, atualmente, o posto de autodefensora.

Mas o que é exatamente ser uma autodefensora das APAEs? Qual o seu papel?

A autodefensora é eleita para levar em frente projetos de sua escola, defender as ideias e interesses em nome de todos os demais colegas, participando de eventos e reuniões na mesa principal e colocando em pauta o que sua escola deveria melhorar.

Uma boa autodefensora, segundo Bianca, deve saber falar e ouvir, se portar bem e apresentar as ideias no momento certo.

Após ser eleita autodefensora da APAE de Garibaldi, Bianca ganhou as etapas do Regional e Estadual (2009). Este ano, ela foi a Belém do Pará para concorrer a nível Nacional, onde ficou de Suplente das Autodefensoras das APAES, por apenas um voto de diferença da vencedora.

“O concurso é uma forma muito importante de incentivo para todas as crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, algo que os motiva a buscar coisas novas e ter um espírito de liderança. Porém, deveria existir alguma preparação mais aprofundada para os concorrentes, onde lhes fosse explicado em detalhes o papel de um autodefensor e sua importância. Bianca tem Síndrome de Down, mas nem todos os participantes são como ela, colegas com paralisia, por exemplo, tem um nível muito maior de entendimento.” Diz Olga, mãe de Bianca.

Bianca sempre foi muito dedicada e persistente em suas tarefas, recebendo incentivo de seus familiares desde pequena, mas o que a leva a vencer a cada dia é sua força de vontade.

Com certeza o segundo lugar não veio em vão, sua inteligência, confiança e educação foram pontos importantíssimos para o resultado.O que levou Bianca a quase ganhar o primeiro lugar foi, principalmente, seu carisma e simpatia, que cativou os colegas que votaram nela. Pois esses também são papéis de uma autodefensora.” – conta a mãe Olga.



Jogo rápido com Bianca:

Sonho? "Ser atriz de novela e cinema."

Música: "Luan Santana"

Comida: "Batata frita e massas"

Viagem perfeita: "Têm várias, mas uma que gostei muito foi ir ao Beto Carreiro para o concurso de teatro. Nos apresentamos e curtimos o parque. Foi muito divertido."

O que faz nas horas vagas? "Fico no sofá assistindo TV ou no computador lendo meus e-mails. Faço trabalhos manuais como tricot e bordado, escrevo poesias e também gosto de ouvir música e dançar."

O que significou, pra você, representar o estado no concurso?
"Fiquei muito contente por representar o estado longe, muito feliz mesmo.  Pude conhecer lugares novos, fiz amizades, troquei e-mail com os novos amigos para manter contato e aprendi muita coisa.

O que me deixou mais feliz foi chegar em casa  e encontrar a homenagem dos meus amigos daqui, uma faixa pendurada na minha janela e cartazes no meu quarto. Foi lindo! Agradeço a todos os meus amigos e professores da Escola Bem Me Quer. "



"Queria agradecer também a minha mãe, claro, que está sempre ao meu lado, me incentivando desde criança a apoiando em tudo o que eu quero."



Bianca deixa também seus sinceros agradecimentos para as queridas pessoas que a acompanharam neste último concurso: para a irmã Bruna, outra grande incentivadora, para a tia Carmem, para a presidente da APAE de Garibaldi, Clarice Furlanetto e para a amiga Celma Lazzari.


Nos dias 24 e 25 de Novembro, Bianca irá para Lajeado para participar de uma competição de natação, mostrando mais uma vez seu grande esforço e dedicação em correr atrás de seus sonhos.

Um exemplo de superação, Bianca nos mostra que nada é impossível quando temos determinação e sabemos acreditar em nossos sonhos. E quem sabe este título, que não veio por apenas 1 voto, seja dela no próximo ano!

Ficamos na torcida Bianca! Parabéns!







2 comentários:

  1. A Bianca é uma pessoa muito especial mesmo e, com certeza, ela serve de exemplo para todos nós, exatamente como foi colocado; "nada é impossível quando temos determinação e sabemos acreditar em nossos sonhos".
    Todas as pessoas portadoras de deficiência, seja intelectual, seja física, se forem corretamente estimuladas e incentivadas pelos seus familiares e pela sociedade, podem conseguir muito mais do que nós imaginamos! Mas eles precisam da nossa ajuda, da nossa compreensão e da nossa disposição em efetivamente incluí-los na sociedade.
    Parabéns mana!
    Bruna Aliatti

    ResponderExcluir