segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Outubro Rosa





Outubro Rosa é um movimento popular atualmente conhecido por todo o mundo. O nome remete a cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
Este movimento começou nos Estados Unidos no ano de 1997, onde cidades Americanas enfeitavam lugares públicos e praças mais populares com laços cor-de-rosa, para sensibilizar e conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o tempo foram surgindo outras ações, como corridas, desfiles de moda, dentre outros eventos.
Logo o movimento ganhou projeção internacional e a cada ano vem mais forte. No Brasil, a primeira iniciativa vista em relação ao Outubro Rosa foi a iluminação em rosa do momento Mausoléo do Soldado Constitucionalista, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera, situado na cidade de São Paulo.
Não se sabe ao certo onde nem quando esta ação iniciou, mas hoje já virou tradição e várias localidades iluminam de rosa seus monumentos, prédios públicos, pontes, etc. Uma forma prática e criativa para que o Outubro Rosa tenha uma expansão cada vez maior.


Este mês é representativo para a causa, mas o importante mesmo é levar a sério esse assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável. No Brasil, são diagnosticados 22% de novos casos a cada ano, o que faz do Câncer de mama o tipo de câncer que mais afeta as mulheres no país, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
O diagnóstico precoce é de total importância para que o tratamento do câncer tenha mais sucesso, quando diagnosticado ainda no início da formação, as chances de cura se tornam muito maiores, descartando a necessidade de retirada da mama para o tratamento.
 O melhor meio para se diagnosticar o câncer de mama é através da mamografia, que é capaz de detectar o tumor antes mesmo que ele se torne palpável. Recomenda-se que o exame seja feito no mínimo uma vez por ano.
 Outro método é o auto-exame, onde a mulher faz um exame visual e de apalpação em frente ao espelho. Este exame deve ser feito sete dias após cada menstruação, ou, se a mulher não menstrua mais, pelo menos uma vez por mês em qualquer época.
Quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores as possibilidades de cura. Portanto, não deixe para depois!

Eleja seu Dia do Rosa e cuide-se. Sua saúde agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário