sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ditadura Digital - PROJETO SOPA









O Stop Online Piracy Act (SOPA) é um projeto de lei Norte Americano com regras mais rígidas, que propõe grandes mudanças na forma de agir contra a pirataria digital. Seu objetivo é bloquear todas as páginas que possam infringir direitos autorais.

Segundo o portal de notícias G1 "O projeto é apoiado por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas é questionados por companhias de internet como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e à liberdade de expressão. O SOPA ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara."

Ontem, a Wikipédia liderou um protesto que foi apoiado por mais de 10 mil páginas da internet. A página em inglês pedia que o internauta imaginasse o mundo sem conhecimento livre. O buscador do Google, em inglês, mostrava uma tarja preta, em protesto.

A Wikipédia exibia o seguinte comunicado: "Por mais de uma década, nós gastamos milhões de horas construindo a maior enciclopédia da história humana. Agora, o Congresso dos EUA está considerando uma legislação que poderia prejudicar a internet livre e aberta. Por 24 horas, para aumentar a conscientização, estamos tirando a Wikipedia do ar".



Se o projeto for aprovado, podemos dar adeus a 70% do conteúdo exibido em pesquisas do Google, ao Yahoo Answers, Wikipédia, redes sociais (uma vez que muitos dos conteúdos compartilhados como vídeos, imagens e áudio são de propriedades de terceiros) download de filmes, seriados, desenhos, livros, músicas e tudo mais que seja considerado Pirataria Digital.

O projeto será votado essa semana no Congresso Norte Americano, e seu resultado poderá mudar drasticamente o mundo digital.


(informações retiradas do portal de notícias G1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário